Segurança de dados: 4 dicas valiosas para proteção da empresa

Segurança de dados: 4 dicas valiosas para proteção da empresa

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria
  • Post comments:0 Comentários

Você já ouviu falar em segurança de dados? Esse é um assunto de grande importância para as empresas. Sem proteção, elas ficam expostas aos riscos digitais, o que pode causar muita dor de cabeça. 

Pensando nisso, listamos 4 dicas que podem ser úteis para a proteção de informações do seu negócio. Continue a leitura para conhecê-las. 

Antes de começar, o que é segurança de dados?

Tudo que envolve a proteção de informações, sejam elas de pessoas físicas ou jurídicas, é considerado um recurso de segurança. Para as empresas, ter esse cuidado é imprescindível, sobretudo para passar confiança a seus clientes. 

A segurança de dados nas empresas diz respeito a um conjunto de ações preventivas e de defesa. Através delas as corporações conseguem transmitir valores como:

  • Integridade;
  • Autenticidade;
  • Irretratabilidade.

Tudo isso mostra a postura da empresa em relação a como trata as informações que tem nas mãos. 

A proteção é encarada como preventiva por tentar coibir acessos maliciosos nas redes privadas. Também serve para defesa com métodos para que esses ataques não consigam avançar nos sistemas. 

Sabendo disso, confira a seguir nossa lista com 4 dicas valiosas para proteção dos seus dados. 

1) Use certificados SSL

As empresas precisam investir em meios de chegar até seus clientes e ter um site é apenas um dos caminhos possíveis. Esse é o cartão de visitas do seu negócio, por isso deve transmitir confiança aos usuários. 

Todo site precisa da certificação SSL que realiza a criptografia das informações de acesso. Em outras palavras, o certificado torna o site totalmente seguro, evitando o vazamento de dados transmitidos pelos visitantes. 

2) Invista em softwares de proteção

A instalação de filtros de firewall, antivírus e anti-spam nos computadores da sua empresa é indispensável. Vale tanto para as estruturas de TI, quanto para as unidades individuais da organização. 

Basta uma única maçã podre para que todas as outras sejam contaminadas, com os computadores não é diferente. Sem os softwares de proteção, você passará por uma grande dor de cabeça, comprometendo toda a segurança de dados. 

Considere a instalação desses recursos de segurança e priorize sempre o uso de firewalls e softwares originais. De tempo em tempo será necessária a atualização dos programas para manter a proteção também em dia. 

3) Ações conforme a LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) criada em 2018 regulamenta o acesso e uso de informações. Por ser recente, as empresas ainda estão se adequando às normas impostas pela legislação. 

Agora não há mais tempo hábil para essa adaptação e ela precisa se adequar de maneira abrupta. As organizações devem agir em conformidade com a LGPD visando a segurança dos dados que mantém. 

Sem a adequação, as empresas podem sofrer multas, por exemplo. Desta forma, busque por uma consultoria para avaliar todas as questões de dados da empresa. Com isso você conseguirá adequar seus processos dentro da legislação o quanto antes. 

4) Conte com uma empresa especializada em segurança de dados

Por último, mas não menos importante, você deve ter o suporte de uma empresa especializada na proteção de dados. Ela terá os recursos necessários para que suas informações estejam completamente seguras. 

E neste caso, nós da 1Tech temos exatamente o que a sua empresa precisa! Clique neste link para conhecer as nossas soluções.

Deixe um comentário